Quem conhece a palavra axé, sabe muito bem da energia positiva que essa palavra tem! É qualquer coisa que parece fluir… Tem ritmo, tem centro, bordas, transborda… Na memória da gente, essa palavra gostosa parece quase morar lá no Brasil! E depois, vira tipo um amuleto, parece que um pedacinho de axé fica sempre com a gente! Porque axé… Ah, o axé a gente deseja de um para o outro! É algo que se recebe e se oferece, vem de dentro. Segue vivendo lá onde as palavras se emudecem… Carrega a força de seus ancestrais e acaricia os corações de todos aqueles que seguem celebrando essa linda expressão de vida.
Como Mario Gaiarsa, psicólogo e pesquisador de culturas populares, coloca, o axé, ou asé em iorubá, é um termo que nasceu dentro da liturgia afro-brasileira e que permeia outras manifestações culturais/populares no Brasil. O axé vive e dança nas diferentes formas de expressão e resistência das culturas afro-descendentes. É considerado a própria energia vital que cada um carrega consigo para realizar algo nessa vida! É aquela vontade que se tem de deixar a sua marquinha no mundo… É tipo a “vontade de potência” do Nietzsche, ou seja, a força motriz, em que todo um conceito – ou nesse caso, palavrote! – vira a base, ou fonte, de desenvolvimento para todas as outras ideias.
Em quase todos os dicionários dessa vida, a palavra axé é explicada a partir de 4 outras palavras, essas daqui ó:
Poder
Energia
Força
Realização
https://pt.babbel.com/pt/magazine/origem-da-palavra-axe Acesso em 09 de janeiro de 2022
AXÉ
Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
https://www.significados.com.br/axe/ Acesso em 09 de janeiro de 2022
Comments