(EF08ER24MG) Inventariar as principais crenças, convicções e atitudes religiosas contemporâneas.
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e filosofias de vida
Objeto de conhecimento: Crenças, convicções e atitudes.
INTERDISCIPLINARIDADE - Geografia
(EF89GEMG) Analisar e problematizar as questões raciais, religiosas e de gênero analisando suas repercussões em escala local, nacional e internacional.
Religião para o brasileiro é um assunto da maior importância. Um estudo desenvolvido pelo Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER), em 2003, revelou que 97% dos entrevistados com idade de 15-24 anos disseram acreditar em Deus.
Outro dado interessante é a disposição do brasileiro em procurar seu próprio caminho na direção do sagrado. Dentre os que seguem alguma religião, 33% escolheram sua fé por decisão pessoal, sem interferência da família, e 17% tinham mudado de religião ao menos uma vez.
Evidentemente, esta tendência é própria do Brasil contemporâneo. No Brasil colônia não existia liberdade de culto. Assim, como é que alguém poderia mudar de religião? Outro aspecto importante é que as migrações, nas últimas décadas, foram caracterizadas pelo deslocamento de grande número de pessoas do meio rural. Dirigindo-se às cidades, estas perderam seu contato com o meio religioso tradicional, ao mesmo tempo em que tomaram contato com o fervilhante e tumultuado "mercado religioso" das grandes cidades.
SAGRADO. Caderno do Telecurso. In: FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Tecendo o saber. Leitura e reflexão, módulo 2. Rio de Janeiro, Fundação Vale do Rio Doce, 2006.
SUGESTÃO DE QUESTÕES com gabarito
1. Analise o gráfico e o texto para julgar as proposições.
I - O brasileiro oriundo da zona rural tem a fé mais enraizada do que os brasileiros dos centros urbanos.
II - 33% dos brasileiros entrevistados escolheram a sua fé por decisão pessoal.
III - A grande maioria dos jovens brasileiros responderam que acreditam em Deus.
IV - O total de cristãos no Brasil, a partir do último Censo realizado em 2010 é de 88,8%.
V - O percentual de menos de 20% da população revelou já ter trocado de religião pelo menos uma vez.
Está CORRETO o que se lê em:
a) I, III, IV e V.
b) II, III, IV e V.
c) I, II, IV e V.
d) I, II, III, IV e V.
e) I, II, III e V.
Justificativa: A proposição I - está INCORRETA, uma vez que no texto diz-se: as migrações, nas últimas décadas, foram caracterizadas pelo deslocamento de grande número de pessoas do meio rural. Dirigindo-se às cidades, estas perderam seu contato com o meio religioso tradicional. Sendo assim, não tinham fé enraizada.
2. PESSOAL. De acordo com o Censo 2010, 8% dos brasileiros se declararam "sem religião". Como você interpreta esse dado? Justifique a sua resposta.
3. Os dados da pesquisa apresentam 2,7% de brasileiros que declararam ter outra religião, com pequeno número de seguidores, portanto não aparecem em destaque no gráfico. Cite três possíveis grupos religiosos pertencentes a este percentual.
Podemos citar: Vale do Amanhecer, Santo D'aime, União Vegetal, Seicho-No-Iê...entre outros.
4. Qual é o fato histórico que possibilitou a maioria de cristãos na população brasileira ? Comente.
O fato histórico que originou a maioria de cristãos na população brasileira foi o processo de colonização portuguesa: o catolicismo era a religião oficial da colônia.
5. Observando os dados apontados pelo IBGE-2010, no gráfico acima, identifique qual o percentual de adeptos das religiões afro-brasileiras no Brasil.
De acordo com o gráfico CENSO - IBGE - 2010 o percentual é de 0,3% brasileiros que se declararam adeptos da umbanda e do candomblé.
6. PESSOAL. Cerca de 17% dos entrevistados já mudou de religião pelo menos uma vez. Em sua opinião o que faz uma pessoa mudar a sua crença?
7. PESSOAL. Como você agiria se de repente a sua religião fosse proibida?
8. PESSOAL. Nos dados apresentados no gráfico a sua crença religiosa representa qual porcentagem da população brasileira?
9. PESSOAL. Como é o seu entendimento sobre o ateísmo?
10. PESSOAL. Qual o significado da religiosidade em sua vida?
Comments